O Estudante do Coração

Livro - O Estudante Coração
- Ensaios sobre arte pós-moderna –

Este é um livrosofisticação.
This book is a happiness, uma felicidade, c’est un livre heureux.
Vamos falar sobre escritores ou simulacros, compositores e malandros, cineastas e cientistas do som e do sentido.
Não define uma teoria estética, mas propõe uma teoria estética.
E principalmente procura nos proporcionar o salto quântico, a cambalhota do pensamento, o choque cultural, a estética contra a estática, e energia empoçada nas certezas vis.
Falamos ainda de filosofia, para trazer o pensamento para a arte.
A questão é a que o título sugere, e todo mundo entende, mesmo que não o perceba, de cara.
Agora a crítica é que é o problema.

Talvez o próprio sucesso precedente, e a tradição, a fortuna crítica que acompanha uma obra, como um cardume segue um barco, produza um efeito psicológico, ou até mesmo de massa, gravitacional, garantindo valores ao longo do tempo, cada vez mais.

Isso não explica nada: como algumas produções vão ser resgatadas fora de seu tempo, e nem dá conta das obras de arte que vem e virão, e que, portanto, se apresentam livres, pelo menos de um consenso crítico a seu respeito.

Assim, quem quiser se meter por esse mister de criticar tem pelo menos duas opções: a garantia de lustrar os medalhões, ou a investigação dos recursos e efeitos que se podem encontrar e possam possuir valor estético nas obras já reconhecidas ou nas novas que surgem, e não utilizar o que já sabe sobre elas ou o fato de nada saber como “a priori” da avaliação.

Investigação sobre o real, como pode e como é, e o virtual. Nesse sentido é um sentido como um outro ou novo sentido, ou a ativação pela ação da mente que sente e da mente que pensa mais racional que a própria razão, é conexão e a ativa ação de um novo sentido, que vê de novas formas plurais o real e o sol, e o real pluvial.

Ainda é um livro além do bem e do mal, do bom e do ruim, do ótimo e do péssimo, do melhor e do pior, dos comparativos. Por isso está aberto ao novo e ao velho, e a revê-lo, revertê-lo, reavê-lo, revisitá-lo.

Leave a comment