Proteu ou: A Arte das Transmutações
Escrevi Proteu ou: A arte das transmutações – Leituras, audições e visões da obra de Jorge Mautner, como dissertação de mestrado, que defendi em 1992.
Ao longo dos anos, todavia, eu sempre refundia o texto, a cada releitura dos livros e das músicas de Mautner, a cada lançamento novo que ele fazia, vinham-me novas iluminações sobre a sua arte e o seu pensamento, tão fundamentais para o nosso país e o mundo.
Veja bem, Jorge Mautner é muito mais que um cantor de música popular. Ele é um dos grandes pensadores do planeta, e a sua missão é ser a ligação, a devida valoração e a tradução de tantas faces da humanidade que aqui no Brasil se encontraram: a pré-histórica, a grega, a romana, a judaica, a medieval, a ibérica, a negra, a indígena… e muitas, muitas outras!
O livro que construí a partir da tese foi publicado em 2004, porém, a defesa, como falei, foi em 1992; logo, este relançamento marca os (quase) vinte anos desta obra! E também é uma comemoração pelo nonagésimo aniversário da Semana de Arte Moderna de 22.
Mas, mais importante de tudo, esta edição, revista, ampliada e atualizada, com sete novas entrevistas inéditas, análises extras, e muitas outras coisas boas, é a minha forma de me rejubilar pelo aniversário de 70 anos deste grande filósofo e poeta do mundo, graças a Deus, nascido entre nós, para nós, aqui, no Brasil, no bendito dia 17 de janeiro de 1941!
Posted in: Livros